Qual melhor plano de previdência privada? | Zap Corretora de Seguros e Planos de Saúde
Plano de saúde em Belo Horionte/MG é com a Zap Seguros
4 de janeiro de 2019
Quais seguradoras aceitam Uber?
4 de março de 2019
Exibir tudo

Qual melhor plano de previdência privada?

Uma alternativa para construir um futuro melhor quando deixar de trabalhar é optar por um plano de previdência complementar ou previdência privada.

Você conta apenas com o INSS para a sua aposentadoria? Infelizmente você faz parte de mais de 70% da população segundo pesquisa realizada pela Fenaprevi em 2018.

Hoje o benefício máximo do INSS é R$ 5.839,45 regra 86/96. Não é novidade que os valores recebidos hoje pelo aposentado brasileiro são insuficientes para que ele possa manter seu padrão de vida e que muitos recorrem a dívidas e dependem de familiares para bancar suas despesas. Sem contar que a maioria das pessoas não irão conseguir aposentar com o valor máximo do benefício.

Com a reforma da previdência em curso, os valores pagos pela Previdência Social podem ficar ainda mais apertados. E vai ser difícil receber 100% do benefício ou do teto, atualmente em R$ 5.645,80. Será que vai dar para ter uma boa velhice com esse valor?

Uma alternativa para construir um futuro melhor ao deixar de trabalhar é optar por um plano de previdência complementar.

Você pode optar por vários tipos de rendas, após o período de acumulação. Essa opção deve ser feita quando for se aposentar, pois, sua necessidade pode alterar ao longo dos anos.

Por padrão o tipo de aposentadoria complementar é a Renda mensal vitalícia, mas você também pode optar:

– Renda mensal temporária;
– Renda mensal vitalícia com prazo mínimo garantido;
– Renda mensal vitalícia reversível ao beneficiário indicado;
– Renda mensal vitalícia reversível ao cônjuge com continuidade aos menores;
– Renda mensal por prazo certo;
– Pagamento único.

Além disso é muito importante escolher o tipo de plano: PGBL (Indicado para quem faz declaração do IRPF completa) e o VGBL (Indiciado para que faz a declaração simplificada).

O cliente também deve optar pelo modelo de tabela de tributação Progressivo ou Regressivo, sendo o Regressivo para longo prazo (acima de 10 anos) e o Progressivo curto prazo (para quem ainda tem dúvidas sobre o resgate). É muito importante escolher a tabela pois a economia de IR pode ser enorme. Vale lembrar que os fundos de previdência complementar têm a menor alíquota de IR de mercado, podendo chegar a 10% em 10 anos (Tabela Regressiva).

As principais vantagens da previdência complementar são:

– Flexibilidade;
– Incentivo Fiscal;
– Não existe “come-cotas”;
– Planejamento Sucessório;
– Opções de resgate.

As opções dos fundos a onde o dinheiro do cliente será aplicado é do próprio titular do plano. O corretor pode ajudar na escolha de um plano adequado aos seus objetivos.

Se você chegou à conclusão de que escolheu um fundo ruim no passado, tome uma atitude e faça a portabilidade. Quanto mais tempo demorar, mais dinheiro vai deixar de ganhar. Estamos falando da sua qualidade de vida no futuro, não dá para ficar adiando.

Para responder a pergunta, então qual melhor plano? Isso vai depender da opções de contratação na época que escolher e seus objetivos, para isso estamos a disposição para ajudá-lo a escolher o melhor plano para sua previdência complementar, não deixe de solicitar o atendimento personalizado de nossos corretores da Zap Seguros.