
Plano de saúde em BH/MG é com a Zap Seguros
4 de janeiro de 2019
Quais seguradoras aceitam Uber
4 de março de 2019Uma alternativa para construir um futuro melhor quando deixar de trabalhar é optar por um plano de previdência complementar ou previdência privada.
Você conta apenas com o INSS para a sua aposentadoria? Então você faz parte de mais de 70% da população, segundo pesquisa realizada pela Fenaprevi em 2018.
Hoje o benefício máximo do INSS é R$ 5.839,45 regra 86/96. Não é novidade que os valores recebidos hoje pelo aposentado brasileiro são insuficientes para que ele possa manter seu padrão de vida e que muitos recorrem a dívidas e dependem de familiares para bancar suas despesas. Sem contar que a maioria das pessoas não irão conseguir aposentar com o valor máximo do benefício.
Com a reforma da previdência em curso, os valores pagos pela Previdência Social podem ficar ainda mais apertados. E vai ser difícil receber 100% do benefício ou do teto, atualmente em R$ 5.645,80. Será que vai dar para ter uma boa velhice com esse valor?
Para construir um futuro melhor ao deixar de trabalhar decerto a melhor opção é ter por um plano de previdência privada.
Você pode optar por vários tipos de rendas, após o período de acumulação. Essa opção deve ser feita quando for se aposentar, pois, sua necessidade pode alterar ao longo dos anos.
Por padrão o tipo de aposentadoria complementar é a Renda mensal vitalícia, mas você também pode optar:
– Renda mensal temporária;
– Mensal vitalícia com prazo mínimo garantido;
– Renda mensal vitalícia reversível ao beneficiário indicado;
– Renda mensal vitalícia reversível ao cônjuge com continuidade aos menores;
– Por prazo certo;
– Pagamento único.
Primeiramente é muito importante escolher o tipo de plano: PGBL (Indicado para quem faz declaração do IRPF completa) e o VGBL (Indiciado para que faz a declaração simplificada).
O cliente também pode optar pelo modelo de tabela de tributação Progressivo ou Regressivo, sendo o Regressivo para longo prazo (acima de 10 anos) e o Progressivo curto prazo (para quem ainda tem dúvidas sobre o resgate). É muito importante escolher a tabela visto que a economia de IR pode ser enorme. Ou seja, é importante lembrar que os fundos de previdência complementar têm a menor alíquota de IR de mercado, podendo chegar a 10% em 10 anos (Tabela Regressiva).
As principais vantagens da previdência complementar são:
– Flexibilidade;
– Incentivo Fiscal;
– Não existe “come-cotas”;
– Planejamento Sucessório;
– Opções de resgate.
As opções dos fundos a onde o dinheiro do cliente será aplicado é do próprio titular do plano. Portanto, o corretor deve ajudar na escolha de um plano adequado aos seus objetivos.
Se você chegou à conclusão de que escolheu um fundo ruim no passado, tome uma atitude e faça a portabilidade. Acima de tudo, quanto mais tempo demorar, mais dinheiro vai deixar de ganhar. Estamos falando da sua qualidade de vida no futuro, não dá para ficar adiando.
Respondendo a pergunta, qual melhor plano? Isso vai depender da opções de contratação na época que escolher e seus objetivos, por isso estamos a disposição para ajudá-lo a escolher o melhor plano para sua previdência complementar. Não deixe de solicitar o atendimento personalizado de nossos corretores da Zap Seguros.