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31 de janeiro de 2022A hora de escolher qual o melhor seguro é uma hora complicada. Muitas coberturas, muitas seguradoras e a comum confusão entre Seguradora ou Proteção Automotiva, mas abaixo vamos dar algumas dicas para ajudar você nessa hora
Analise a seguradora
É importante sempre analisar a reputação da seguradora em que você pensar em escolher seu seguro. Existem diversas formas de fazer essa avaliação, um bom exemplo é o site Reclame Aqui, onde é possível a quantidade, frequência e o tempo para resolução dessas reclamações. Você pode olhar também as redes sociais dessa empresa lá você pode ver comentários e interações com alguns de seus clientes. Existe também o site da Susep, no qual você pode conferir a avaliação do órgão sob a empresa.
Defina coberturas adequadas
O melhor seguro é aquele não extrapola as suas necessidades. Para chegar nessas necessidades você deve pensar no seu dia-a-dia e na forma de utilização do seu carro. Após isso você consegue definir quais coberturas podem se adequar a você. Vale contratar algumas coberturas que podem ser úteis em momentos um pouco mais específicos, para aumentar ainda mais a proteção de seu veículo, e diminuir o valor da franquia em caso de sinistro. É sempre válido entrar em contato com um corretor especializado na área.
Vale lembrar que o valor do seguro se altera a cada cobertura adicionada, então evite exageros, por exemplo, se você não há incidência de raios em sua região, não há necessidade de contratar essa cobertura.
As coberturas mais comuns disponibilizadas pelas seguradoras são:
- Roubo;
- Furto;
- Colisão;
- Incêndio;
- Desastres naturais;
- Danos a terceiros;
- Queda de Raio;
- Proteção a terceiros
- Acidentes Pessoais de Passageiros (APP);
- Blindagem;
- Vidros;
- Kit gás;
- Carta Verde;
- Assistência 24 horas;
- Higienização em casos de alagamento
Contrate carro reserva
Se você depende de seu carro, para trabalho ou qualquer outra atividade, é bom contratar um carro reserva. Grande parte da seguradoras contam com esse serviço em caso de ocorrência de sinistros.
Normalmente esse carro fica com o segurado pelo período de 7 dias, prazo em que o carro principal está na oficina. Esse prazo pode ser estendido até o final da manutenção do carro, então optar sempre pelo prazo máximo.
Escolha a franquia certa
A franquia do seguro é a parte que o segurado deve pagar em caso de um sinistro parcial. Seus custos podem ser fixos ou porcentuais. As regras da franquia são definidas na apólice do seguro.
São três tipos de franquias: Básica, reduzida e aumentada. Elas são indicadas a perfis diferentes de motoristas e veículos. Quem corre risco de sofrer acidentes deve optar por uma franquia mais baixa, sendo assim, o pagamento em caso de sinistros será menor. Se a pessoa é um motorista mais experiente e sem histórico de acidentes pode fazer uma franquia de maior valor, visto que a chance de acidentes é menor, fazendo isso o valor do prêmio se torna menor.
Tenha dispositivos de segurança instalados
Se o seu veículo possuir dispositivos de segurança como, alarmes, rastreadores e antifurto A seguradora tende a entender que há menor chance daquele veículo ser roubado, fazendo assim o valor de seu seguro cair.
Em algumas seguradoras esse tipo de dispositivo é oferecido junto ao fechamento do seguro. Vale conferir seguradoras que possuem essa vantagem no seguro, assim você consegue evitar o gasto com dispositivos.
Vale a sinceridade
Na hora da cotação de qualquer tipo de seguro é necessário o preenchimento de um formulário de perfil. Por meio desse a seguradora pode calcular a chance de ocorrência de sinistro do motorista, conseguindo assim calcular o valor do seguro.
As informações solicitadas são variadas, vão de tempo com CNH até região de tráfego mais comum. Quanto mais assertivas suas respostas, maior as chances de você encontrar um seguro com melhor preço e adequado a seu perfil.
Por exemplo, segundo estatísticas, mulheres tem menor chance de sofrer com sinistros. Com uma menor probabilidade de sinistros, o valor de seu seguro tende a ser mais baixo.